Quem são os brancos?

Aqueles que os índios chamam de brancos incluem pessoas das mais diferentes origens e culturas. Pessoas que os índios não veem como semelhantes - seja por não possuírem uma história comum ou por não terem as mesmas tradições culturais dessas populações. Por isso o termo mais adequado para se referir a essa diversidade de pessoas é não indígena, em contraposição ao termo indígena.

Mas cada povo ou língua indígena dá também nomes específicos para os não indígenas - e até para outros povos indígenas.

Os Yanomami, que vivem nos estados de Roraima e Amazonas, chamam os não indígenas de napëpë, que em sua língua significa “estrangeiro ou inimigo”.

Os Guarani Mbyá, que vivem nos estados do sul e do sudeste brasileiros, usam comumente o termo jurua, que quer dizer “boca com cabelo”. Esse nome é uma referência às barbas e bigodes dos conquistadores europeus, mas hoje é usado para se referir a todos os não indígenas.

Na Amazônia, outro povo falante de uma língua tupi, os Wajãpi, chama os brancos de kirahi. Já os Tupinambá, à época da colonização, usavam o termo peró para falar dos portugueses.

Já os Munduruku, que vivem na região do Rio Tapajós, no Pará, usam a palavra pariwat para identificar “os que não pertencem a esse lugar”, seus inimigos. Também no Pará, mas na região sudeste, vivem os Gavião Parkatejê, que chamam os não indígenas de kupen - um sinônimo de “outro” em sua língua.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Leia aqui uma narrativa kuikuro sobre o aparecimento dos caraíba. Leia aqui dez outras narrativas indígenas sobre a chegada dos brancos.

Índios que convivem muito com os não indígenas deixam de ser índios?

yanomami

Não! Mesmo se relacionando com os não indígenas e passando a usar, por exemplo, panelas, roupas e, em alguns casos, até computadores, os povos indígenas continuam praticando suas tradições e continuam a se afirmar como grupos diferenciados, com culturas próprias. Afinal, o que define um índio como índio não é sua aparência, mas todas as relações que ele tem com sua comunidade.

Recadinhos

Teysa qui, 21/09/2017 - 20:20

Legal saber que aqueles que

Legal saber que aqueles que os indígenas chamam de "brancos" são pessoas de diferentes origens e culturas.
cvr-7b

Semnexso qui, 21/09/2017 - 18:19

Eu aprendi que os brancos são

Eu aprendi que os brancos são pessoas de outra cultura cvr 7 branco

vespid qui, 21/09/2017 - 14:17

CRV 7 azul Bem legal e

CRV 7 azul

Bem legal e interessante sabermos mais sobre a cultura indígenas

mamuticom qui, 21/09/2017 - 11:13

Achei bem legal e

Achei bem legal e interessante saber que cada povo indigena tem um nome diferente para os " Nao indigenas " e ate mesmo para outros povos indigenas.. CVR 7°Branco.

todinho23 qua, 20/09/2017 - 22:16

cvr 7°azul

cvr 7°azul

todinho23 qua, 20/09/2017 - 22:14

Que enteresante os indios

Que enteresante os indios chamam qualquer um que tem diferentes culturas,origens ou nao terem nada em comum. Entao se voce nasce indio voce morre indio mesmo ele usando rupas,computadores,panelas,etc,e o que define um indio e a su relaçao com comunidade.Que legal

MAFE-KAIOKÁ qua, 20/09/2017 - 21:59

NÃO SABIA QUE EXISTIA ESSA

NÃO SABIA QUE EXISTIA ESSA QUANTIDADE DE COMUNIDADES INDÍGENAS E QUE FALAVAM TANTAS LÍNGUAS DIFERENTE. PRA MIM, ÍNDIO É ÍNDIO. OS TEXTOS MOSTRARAM QUE CADA GRUPO INDÍGENA TEM SEUS PRÓPRIOS COSTUMES, TRADIÇÕES, MODO DE VIVER E DE SE RELACIONAR COM OUTROS GRUPOS.
MUITOS ÍNDIOS QUE VIVIAM NA AMÉRICA FORAM PERDENDO SUAS FAMÍLIAS, TRIBOS E COSTUMES POR CAUSA DA VIOLÊNCIA SOFRIDA PELOS COLONIZADORES.
AS PESSOAS QUE NÃO PERTENCIAM A ALGUM TIPO DE FAMÍLIA INDÍGENA, ERAM CHAMADOS DE BRANCOS.

Haikai qua, 20/09/2017 - 21:41

muito interessante saber mais

muito interessante saber mais dos Índios, saber quem são, o que é ser Índio e quem são os brancos. Não sabia que há mais de 890 mil pessoas falando mais de 150 línguas indigénas. CVR 7 AZUL

Thaynara7b qua, 20/09/2017 - 17:18

Legal! Interessante o

Legal! Interessante o significado de : "brancos" achei que fosse outra coisa! Com esse texto aprendi mais!
(CVR) 7 ANO BRANCO

junior3487 qua, 20/09/2017 - 17:12

Interessante saber que ainda

Interessante saber que ainda o indio venha se modernizar tecnologicamente,jamais deixara de ser indio,nunca perdera suas raizes

cvr 7 ano azul