Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome de Brasil.

Pedro_Álvares_Cabral_-_steel_engraving_by_American_Bank_Note_Company
Pedro Álvares Cabral, gravura em metal, Biblioteca do Congresso (EUA), American Bank Note Company.

As 13 caravelas lideradas por Cabral chegaram no dia 22 de abril de 1500.

Dizem que este grande território foi descoberto nesse dia e para muitas pessoas a história do Brasil começou aí.

É assim que muitos livros didáticos ensinam. Mas iremos aprender que muita história acontecia por aqui antes da chegada dos portugueses...

 

O Brasil foi descoberto ou ocupado pelos colonizadores?

chegada de cabral
Chegada de Cabral

Os portugueses chegaram, ocuparam um território que já existia, fizeram os habitantes desse território aceitar seu jeito de viver, de falar, de acreditar em Deus, sem ao menos perguntar se eles estavam interessados nisso.

O que você acha mais adequado dizer?

  1. Os portugueses descobriram o Brasil.
  2. Os portugueses ocuparam o Brasil.

Você escolheu a melhor alternativa se optou pela alternativa b: "Os portugueses ocuparam o Brasil". Se usamos a palavra descobrimento, ou expressões como "o Brasil foi descoberto", "os portugueses descobriram o Brasil", estamos cometendo um erro. E estamos demonstrando desconhecimento sobre as populações indígenas, que já existiam no Brasil, e suas histórias. Esse jeito de falar dá a impressão de que não havia ninguém no imenso território que veio a se chamar Brasil. Ou mostra que achamos que as culturas que existiam aqui antes não valiam nada e que aquela que se instalou depois lhes era superior. Achar isso é demonstrar preconceito!

O que é preconceito?

Preconceito é uma ideia já pronta, que alguém nos passa e que a gente aceita sem refletir se ela é verdade ou não. É geralmente um julgamento de grupos ou pessoas que percebemos como diferentes e essa diferença é vista como algo negativo. O preconceito surge de uma afirmação genérica feita sem nenhum conhecimento. É dizer, por exemplo, que "todos os indígenas são preguiçosos" ou que "lugar de mulher é na cozinha". Achar que a cultura de um povo é melhor que a cultura de outro povo também é preconceito. A ideia de que todo mundo tem de ser, pensar, viver de um mesmo jeito leva ao preconceito. Por isso é preciso conhecer as diferenças e respeitá-las!

Outra ideia muito comum e nada adequada: indígenas vivendo em pequenas aldeias isoladas na floresta, sem qualquer contato, mudança ou inovação, como se estivessem parados no tempo. Como se essas populações não tivessem um passado, não tivessem história.

Mas hoje já se sabe, e você pode até ensinar para quem ainda não aprendeu, que os povos indígenas que habitam o continente sul-americano descendem de populações que chegaram aqui e ocuparam toda a extensão desse continente há dezenas de milhares de anos.

Qual era o número de habitantes à época da chegada dos portugueses?

Não se sabe ao certo, mas muitos estudos indicam que no início do século XVI havia entre 8 e 10 milhões de indígenas.

Se compararmos com o número de indígenas que existem hoje no Brasil, cerca de 1,7 milhões, notamos que houve uma enorme diminuição dessa população.

E como o número de indígenas diminuiu tanto?

Muitas foram as causas, mas um número enorme de indígenas morreu por causa das doenças trazidas pelos colonizadores europeus, como por exemplo a gripe, o sarampo, a coqueluche, a varíola e a tuberculose.

O que significa "doenças trazidas pelos colonizadores europeus"?

Significa que essas doenças existiam entre esses colonizadores, mas eram completamente desconhecidas pelos indígenas. Ao atingirem os indígenas, elas o faziam de uma forma muito forte, porque eles ainda não tinham desenvolvido anticorpos. Anticorpos são as defesas que nosso organismo vai criando, ao longo do tempo de convivência com as doenças, para se defender delas. Essas doenças, sem encontrar essas defesas, viravam epidemias, isto é, passavam rapidamente de uma pessoa para outra e atingiam populações inteiras.

Quais foram as primeiras populações atingidas pelas doenças?

Foram as populações que viviam nas áreas onde a ocupação teve início: no litoral.

Os indígenas que habitavam o interior estavam livres dessas doenças?

Não, as populações que moravam no interior do Brasil também foram atingidas, pois os portugueses chegaram nesses lugares mais afastados, através dos rios e dos caminhos abertos na mata. Além disso, as doenças eram transmitidas às populações que não tinham contato direto com os europeus pelas relações de troca e comércio. Essas redes ocupavam grandes áreas. Isso possibilitou a transmissão de doenças.

Fontes de informação

  • Museu de Arqueologia e Etnologia-MAE
    Brasil 50 mil anos: Uma viagem ao passado pré-colonial (Guia temático para professores)
  • Museu de Arqueologia e Etnologia-MAE
    Programa de educação patrimonial do levantamento arqueológico do gasoduto coari-manaus (Guia temático)  
  • Eduardo Góes Neves
    Os índios antes de Cabral: arqueologia e história indígena no Brasil, do livro A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1° e 2° graus (1995). Na Internet  

  • Museu de Arqueologia e Etnologia-MAE

  • Arqueologia Brasileira - Itaú Cultural

  • Fundação Museu do Homem Americano

Parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP)