Brincando com os Panará

Você já ouviu falar de piῖjãsêri? Essa é a palavra usada pelo povo Panará, que vive entre o Mato Grosso e o Pará, para falar sobre brincar.

Essa palavra pode se referir às brincadeiras do dia a dia das crianças, mas também a festas e cerimônias que envolvem também os jovens e adultos – e são ensinadas a todos pelos mais velhos.

Entre as crianças panará, folhas viram hélices de avião; um galão d'água cortado ao meio vira um carrinho; os galhos de mamoeiro se transformam em espingardinha de pressão; e até o fruto do tucum pode virar um peão.

Mas existem muitos outros tipos de piῖjãsêri: a brincadeira do macaco, da onça, da queixada e até do peixe tucunaré. Essas piῖjãsêri revivem um tempo antigo em que os bichos eram gente e ensinaram muitas coisas aos Panará.

Ficou curioso? Assista ao vídeo feito pelo Território do Brincar e chegue mais perto do significado da palavra piῖjãsêri!

Parceria com o Projeto Território do Brincar, um trabalho de pesquisa, registro e difusão da cultura infantil no Brasil, em co-realização com o Instituto Alana e apoio da Aliança pela Infância, da Editora Terceiro Nome e do Instituto Socioambiental.

Recadinhos

Yanomami taina dom, 27/11/2016 - 09:36

elogios sobre o video

adorei o video

Anônimo qui, 16/04/2015 - 22:11

oi meu nome é camille e

oi meu nome é camille e adorei lindos kkkk

Anônimo qui, 09/04/2015 - 17:54

Gratidão!

Estou maravilhada com esse ''Território Virtual''que informa ludicamente sobre a nossa cultura indígena. Parabéns!
Virginia Marques

LIGA FRIVER dom, 05/04/2015 - 17:59

A DOREI

A DOREI

Anônimo sab, 04/10/2014 - 19:42

crianças

como deve ser bom criança índia, veja a liberdade de brinca!