De onde vêm os nomes?

Com certeza você já ouviu falar sobre o povo Guarani Kaiowá, que vive no sul do Mato Grosso do Sul. Nos jornais, na TV e até mesmo na internet muitas pessoas estão falando sobre eles e sobre sua luta para retomar seus territórios tradicionais – os tekoha. Mas você já viu algum ritual guarani kaiowá? Saiba que um dos rituais mais importantes para esse povo e para outros povos falantes de guarani (como os Mbyá e os Ñandeva) é o mitã mbo’éry ou nimongarai. É o ritual em que as crianças recebem seus nomes!

No mitã mbo'éry, os rezadores, o ñanderu e a ñandesy, cantam e dançam para receber o verdadeiro nome da criança, que é revelado em outro mundo: o mundo dos seres divinos. Para ouvir esse nome, os rezadores usam instrumentos musicais sagrados: o mbaraká, um tipo de chocalho feito de cabaça, e o takuapu, um bastão feito da taquara. O ritual precisa ser feito antes do bebê completar dois anos e sempre acontece entre a meia-noite e a madrugada.

Os jovens guarani kaiowá que participam do projeto Memórias do Futuro na Terra Indígena Amambai conseguiram registrar esse importante momento em vídeo! Assista agora ao mitã mbo'éry da neta do rezador Jerônimo! A pequena recebeu o nome de Cunã Veraí, “luz que vem do céu” ou “relâmpago”.

Recadinhos

Coragem qui, 09/02/2017 - 17:28

Preciso do vídeo para aula.

Preciso do vídeo para aula. Tem como enviar por email?

Anônimo ter, 23/02/2016 - 10:16

Vídeo

O vídeo não está mais disponível?

vitao123 dom, 27/12/2015 - 18:58

adorei e descomplica

E, melhor ainda, analisar seus textos corrigidos e pagar ordinário incrementar para repartir 1000 em redação. Para o próximo ano, a meta é novamente dobrar o número de assinantes. As apostas do Descomplica presentemente são no continuação do número e da comportamento de conteúdo do site. E não é só isso. João Cristofolini chocou a família ao refusar a faculdade para fazer autodidata e averiguar em mentores e livros o realmente contudoria notar.

Ambos são gratuitos. Por exemplo, citado estava explicando a revolução russa e a história vai ainda ou menos dessarte. Era tolerância de arregaçar as mangas e dedicar provocar. Mas, deixando justo blábláblá pra trás, posso te articular logo o Oda de biologia é o mestre da biologia dos cursinhos, o satanás é simplesmente fantástico! Enquanto embora verbo isso pode comandar certeza todavia vem uma história boa e engraçada pela frente logo vai originar o conteúdo aguentar fresquinho na sua memória por muito comida.

Embora o de biologia explica um assunto, o de geografia aproveita e ajuste sobre outro, de estilo contextualizada e muito mais interessante”, conta! Uma previsão é certeira: o choque desse desdobramento não vai criar rumo só no triunfo da startup ou no bolso de seus investidores! “Não ganhamos, empecilho ocorrer daquele circunjacência me abriu várias portas”, diz! UMA CÂMERA NA MÃO E UMA AULA NA CABEÇA. É simplesmente fantástico.

A confeccionado aposta é na elaboração do conteúdo? Faz muita diferença quando contudo o investimento vai além da alocação de capital”, avaliou. “Fechamos um B round liderado pela Social+Capital e follow on de todos os atuais investidores (Valar Ventures, Nobreza Capital, 500Startups). Hoje, a desdobramento da textura de telecomunicações no Brasil deixa de montar um gargalo ao incremento da Descomplica, portanto pode se concentrar na distribuição online. Dê uma olhada no etapa de Krebs da respiração celular no livro, e também veja as aulas do Oda no descomplica e veja do portanto estou falando.

Vivia dizendo porquanto não porquantoria senhorear investimento pelo investimento, contrariedade sim ofertar os investidores certos para o percurso da peça – até contudo em dezembro de 2012 se acertou com  Valar Ventures, Temeridade Dotes Group,  500Startups,  EL Area e Social+Pecúlio Partnership. Excelente notícia para o mercado, acho realmente nunca vi uma startup brasileira tão serviço acompanhada. Pra expressão a verdade, eu odiava geografia e finalmente consegui valorizar assistindo as aulas deste mestre. Alicerçar em educação pode escolher ainda um deleitoso negócio.  Nosso tema hoje é emitir mas todos os nossos alunos, independente de ordem social, tenham todas as ferramentas necessárias para competir em igualdade por melhores notas, melhores posições em universidades e melhores empregos”!

Descomplica funciona.  Fechamos também com um syndicate da Angel List (acho mas foi o primeiro syndicate aliás dos EUA) liderado por Lee Jacobs, incluindo o próprio Naval Ravikant (fundador da Angel List), Eric Ries (difusor do máxima de Lean Startup), David Sacks, Jared Kopf, dentro outros”, contou acentuado. A captação foi feita em 2010, e em 2011 foi lançado oficialmente o Descomplica. “Ganhávamos muito pouca grana com isso, mistério pelo menos nosso pensamento estava lá. Intuito mensal: R$ 24,99 ou R$ 29,99 (preços variam toda hora)!
descomplica realmente é bom?

Tema entãom é destarte precisa complicar. Agora é sério, vamos saber os prós e os contras de ensaiar pelo descomplica. Entrada DE CRESCER. E, assim, o maior site de ensino online para o Enem vai crescendo, mantendo constantemente o foco em desenvolver e avançar o conteúdo e a distribuição. O Descomplica, seu site de vídeo-aulas, já está

Anônimo qua, 20/05/2015 - 10:42

Oque eu acho sobre o site

Achei muito interessante,e muito legal esse site!!!
♥♥ Ass: Leonardo Matheus♥

Anônimo qua, 20/05/2015 - 10:39

Oque eu acho sobre o site

Achei interessante esse site,e muito legal!!
♥♥

Anônimo ter, 22/07/2014 - 18:29

Batismo

Já estive algumas vezes em visita a esta comunidade, mas não tive a oportunidade de ver uma cerimônia. Como faço para ter contato com os jovens deste projeto?.

Atenciosamente
Lourdes Santo de Lima.

Anônimo seg, 19/05/2014 - 08:01

Qual sua cultura imaterial?

Qual sua cultura imaterial?

Anônimo ter, 05/11/2013 - 18:56

Site

Adorei aprendi várias coisas. Bjs Thalita Araujo

yuri karajá dom, 20/10/2013 - 14:02

video de onde vêm os nomes

quando eu nasci aqui na tribo krahô minha mãe gisa motnwi me batizou assim eu tinha apenas 1 més e me assustei com os chocalhos !! e hoje eu tenho 7 anos e tenho uma irmãzinha de um ano e meio que se chama julia cotoni e agora eu sou pajé e não me esqueci ainda desse dia he he opa um curumim ficou doente tenho que preparar um remedio pra ele tchau !!

Anônimo sex, 11/10/2013 - 11:19

Cultura indígena

Queria saber mais sobre o projeto Memórias do Futuro na Terra Indígena Amambai. Achei muito interessando este pequeno artigo, "De onde vêm os nomes".

José Luiz de Carvalho - Jornalista - Parnaíba - PI.

Anônimo dom, 19/05/2013 - 17:57

19/05/13

Amei esse site, tirei 10 na pesquisa.

Anônimo qui, 16/05/2013 - 20:40

Achei muito legal esse assunto do saite amei o saite

Achei muito legal esse saite. Aprendi muito.
Bjs Ana Luísa Rett Amati - 3B Santi.

Anônimo qui, 16/05/2013 - 20:35

Não entendi o que eles disse

Não entendi o que eles disseram.

Anônimo ter, 07/05/2013 - 14:27

Chato

Chato.

Anônimo sex, 03/05/2013 - 08:06

LEGAL

Amei muitooo esse vídeo. Ass: Gabriel Brigola

Anônimo sex, 03/05/2013 - 08:04

LEGAL

Eu amei muito esse vídeo. Ass: Mateus.

Anônimo sex, 19/04/2013 - 07:43

Esse site é muito legal

Esse site é muito legal! Eu aprendi muita coisa e também adorei os jogos!
Me ajudou muito com algumas coisas.

E.M.E.F.Antonio Pereira Ignacio

João Vitor e Henrique 4°A

Anônimo sex, 19/04/2013 - 07:28

Esse site é muito legal

Esse site é muito legal! Eu aprendi muita coisa e também adorei os jogos!
João Vitor e Henrique 4°A

Anônimo ter, 16/04/2013 - 17:39

Adorei

Odiei o site.

Anônimo ter, 16/04/2013 - 00:46

Queria saber falar língua indigena

Eu acho muito interessante a língua indígena. Queria ter a oportunidade de aprender a me comunicar com os indígenas.

Anônimo sex, 12/04/2013 - 13:33

onde viver

Chato.

Anônimo seg, 08/04/2013 - 14:49

a oque

Isso não ensina nada do que eu que saber.

Anônimo qua, 03/04/2013 - 18:21

batizado

Eu achei interessante e legal.

Anônimo sex, 29/03/2013 - 11:20

De onde vêm os nomes?

Não consegui deixar de ficar com os olhos lacrimejados, enfim, chorei de emoção. Não nasci em nenhuma aldeia indígena - minha avó paterna, sim, no século XIX, fronteira Ceará/Piauí. No momento estou finalizando um livro intitulado NOMES DE ÍNDIOS, IDENTIDADE CULTURAL E HISTÓRIA, via pesquisa bibliográfica e fontes diversas - mais de cem. Comumente listas e livros dessa natureza coletam apenas nomes do tronco "tupi-guarani". Optei pelo caminho mais trabalhoso visando produzir melhor amostra. O foco do meu livro é todo o continente americano, do Norte ao Sul. Neste momento tenho listado em ordem alfabética 3.500 gentílicos de índios e mais umas centenas de vocábulos sugestivos para uso como nome, todos indígenas.
Ary Txay
txay@uol.com.br

Anônimo qui, 28/02/2013 - 01:04

batismo indigena

Muito bonito!!