Ambiente com gente dentro

desenhos_de_maiua_ikpeng_pg37

Amazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal. Esses são os seis principais biomas brasileiros: ambientes de grande diversidade de vegetação e de espécies animais! O que pouca gente sabe é que, em alguns casos, essa grande diversidade foi produzida pela presença do ser humano - em especial, dos povos indígenas.

Os povos que habitam - e a habitaram - a região amazônica, por exemplo, sempre modificaram a floresta tropical sem destruí-la. Muitas riquezas da Amazônia surgiram de técnicas indígenas, ao longo dos séculos de presença na Amazônia: a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca, a borracha...

E também o solo! Pelo menos 12% da superfície total do solo amazônico teve suas características transformadas pelo homem e, graças aos modos indígenas de cuidar da terra, a Amazônia tem um tipo muito fértil e único de solo: a Terra Preta de Índio.

A relação que cada população estabelece com o lugar em que vive pode transformar o ambiente de diferentes formas. E os povos indígenas sempre souberam usar os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Sabem que precisam do ambiente e de seus recursos para viver, por isso desenvolveram formas de manejo adequadas e que têm se mostrado muito importantes para a preservação das florestas no Brasil.

É por isso que muita gente acha que os povos indígenas ajudam a conservar o meio ambiente; isso acontece porque eles conhecem a fundo os ambientes em que vivem! Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar. E isso é importante para eles e para todos nós!

Explore a seção Ambiente com gente dentro e descubra um pouco mais sobre como esses povos se relacionam com os ambientes e como, ao mesmo tempo, os transformam!

Pra começar, veja o documentário "Kiarãsâ Yõ Sâty, O amendoim da cutia”, que mostra o cotidiano da aldeia Nasepotiti, do povo Panará, durante a colheita do amendoim. Com esse filme dos cineastas Paturi e Komoi Panará, do Vídeo nas Aldeias, você descobrirá o ritual da colheita do amendoim e como esses conhecimentos são compartilhados com as crianças Panará.

Fontes de informação

Recadinhos

Teysa qui, 21/09/2017 - 20:56

é mt legal saber que os

é mt legal saber que os indígenas se preucupam com a fauna e a flora
CVR-7b

Am3nic qui, 21/09/2017 - 18:18

#(CVR)7°Branco muito legal os

#(CVR)7°Branco
muito legal os assuntos e os textos retratados no site

Haikai qua, 20/09/2017 - 21:48

Muito interessante saber onde

Muito interessante saber onde eles estão, saber das terras indigénas e saber dos modos de ocupar o território. tenho curiosidades sobre algumas aldeias, queria conhece-lás. CVR 7 AZUL

Boliviano ter, 19/09/2017 - 17:39

(CVR-7º Ano Azul) Super legal

(CVR-7º Ano Azul) Super legal

Kayke seg, 18/09/2017 - 21:49

Gostei muito. (CVR) 7º ano

Gostei muito. (CVR) 7º ano Branco

ESTHER.SASSOON ter, 20/06/2017 - 13:15

SUPER LEGAL!!!!!!!!!!

SUPER LEGAL!!!!!!!!!!

EMANUELLY MIRANDA DE CARVALHO sex, 10/06/2016 - 10:57

E COMO VIVE O POVO

E COMO VIVE O POVO KALAPALO?EU JÁ SEI QUE NÃO CAÇAM MUITO.

irailde coqueiro dom, 21/02/2016 - 19:38

Tenho curiosidade sobre a

Tenho curiosidade sobre a aldeia localizada no Jaraguá-São Paulo, pois é a mais próxima, gostaria de mais informações, até agora só tenho visto matéria das aldeias onde nossos irmãos estão bem, em regiões ricas, e as demais aldeia? como estão sendo assistidos pelo nosso governo? estão respeitando suas culturas? suas terras? por favor precisamos de respostas, esse é um direito e um dever como cidadã.

Equipe PIB Mirim sex, 29/12/2017 - 09:56

Olá Irailde, Você tem toda

Olá Irailde,

Você tem toda razão! Precisamos aprimorar o site com conteúdos sobre as Terras Indígenas próximas às cidades, como a do Jaraguá. Em 2018, vamos trazer novos conteúdos nessa direção.

Um abraço nosso!