Homem em busca de ramos de buriti para fazer flautas. Desenhos de Maiua Ikpeng. Fonte: Ecologia, Economia e Cultura (livro 1). Instituto Socioambiental (ISA), Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX), 2005.
Homem em busca de ramos de buriti para fazer flautas. Desenhos de Maiua Ikpeng. Fonte: Ecologia, Economia e Cultura (livro 1). Instituto Socioambiental (ISA), Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX), 2005.

Amazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal. Esses são os seis principais biomas brasileiros: ambientes de grande diversidade de vegetação e de espécies animais! O que pouca gente sabe é que, em alguns casos, essa grande diversidade foi produzida pela presença do ser humano - em especial, dos povos indígenas.

Os povos que habitam - e a habitaram - a região amazônica, por exemplo, sempre modificaram a floresta tropical sem destruí-la. Muitas riquezas da Amazônia surgiram de técnicas indígenas, ao longo dos séculos de presença na Amazônia: a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca, a borracha...

E também o solo! Pelo menos 12% da superfície total do solo amazônico teve suas características transformadas pelo homem e, graças aos modos indígenas de cuidar da terra, a Amazônia tem um tipo muito fértil e único de solo: a Terra Preta de Índio.

A relação que cada população estabelece com o lugar em que vive pode transformar o ambiente de diferentes formas. E os povos indígenas sempre souberam usar os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Sabem que precisam do ambiente e de seus recursos para viver, por isso desenvolveram formas de manejo adequadas e que têm se mostrado muito importantes para a preservação das florestas no Brasil.

É por isso que muita gente acha que os povos indígenas ajudam a conservar o meio ambiente; isso acontece porque eles conhecem a fundo os ambientes em que vivem! Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar. E isso é importante para eles e para todos nós!

Explore a seção Ambiente com gente dentro e descubra um pouco mais sobre como esses povos se relacionam com os ambientes e como, ao mesmo tempo, os transformam!

Pra começar, veja o documentário "Kiarãsâ Yõ Sâty, O amendoim da cutia”, que mostra o cotidiano da aldeia Nasepotiti, do povo Panará, durante a colheita do amendoim. Com esse filme dos cineastas Paturi e Komoi Panará, do Vídeo nas Aldeias, você descobrirá o ritual da colheita do amendoim e como esses conhecimentos são compartilhados com as crianças Panará.

 

 

Fontes de informação