Você sabia que há povos indígenas em quase todos os cantos do Brasil?

Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje mais de 750 Terras Indígenas no país.

Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas. Mas os indígenas não vivem apenas nas Terras Indígenas.

Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras. Isso acontece principalmente porque, para os povos indígenas, os espaços em que se mora, planta, caça ou caminha vão além das fronteiras criadas pelo homem branco. E porque ninguém deixa de ser indígena por estar em uma região considerada urbana, fora das fronteiras definidas para suas terras.

Para os indígenas, o lugar em que se vive não é apenas um cenário, é um território: um espaço totalmente conectado com um jeito tradicional de estar no mundo, conectado com suas culturas. Por isso, cada povo tem um jeito de explicar seus modos próprios de ocupar um território.

Como os Zo'é entendem seu território?

Mulher zo'é dá banho em seu filho recém-nascido. Foto: Dominique Gallois, 1990
Mulher zo'é dá banho em seu filho recém-nascido. Foto: Dominique Gallois, 1990

Os Zo'é são indígenas que vivem nas proximidades do Rio Cuminapanema, no norte do Pará, e que falam de uma língua da família Tupi-Guarani. Eles ocupam seu território realizando movimentos de deslocamento e de concentração da população nas aldeias; já o tempo é distribuído em períodos dedicados às roças e às expedições de caça, pesca e coleta.

Em sua língua não existe uma palavra específica para “território”, o termo que mais se aproxima disso é -koha que pode ser traduzido como "modo de vida", "bem viver" ou "qualidade de vida". Esse termo inclui elementos como as condições ambientais e as formas de cuidar dos recursos necessários para viver, mas também pode significar o modo como os Zo'é se organizam no espaço, divididos em pequenos grupos de parentes morando em lugares separados.

Hoje em dia muitos povos sofrem com o fato de não poderem circular como antes da invenção das cidades, das fronteiras, do mundo dos brancos.

Veja o exemplo dos Xavante.

 

CLocalização das Terras Indígenas do povo Xavante. Fonte: Instituto Socioambiental, 2023
Localização das Terras Indígenas do povo Xavante. Fonte: Instituto Socioambiental, 2023.

Os Xavante, que tinham o costume de caminhar muito por seu território, estão hoje obrigados ao sedentarismo. Sedentarismo quer dizer ficar no mesmo lugar, ou seja, não se movimentar no espaço. Embora eles ainda realizem pequenas excursões de caça e coleta dentro das suas áreas, o território em que podiam caminhar diminuiu muito.

Fontes de informação