Você sabe o que é uma Aty Guasu? Esse é o nome dado pelos Guarani Kaiowá e Ñandeva a grandes reuniões políticas.

Crianças kaiowá e guarani na Aty Guasu Mitã (MS). Fonte: Diógenes Cariaga
Crianças kaiowá e guarani na Aty Guasu Mitã (MS). Fonte: Diógenes Cariaga

Uma Aty Guasu também parece uma grande festa em que os índios rezam, cantam, dançam e debatem os problemas que enfrentam e tentam encontrar suas próprias soluções. Ali eles se fortalecem para lutar por seus direitos - em especial o direito à terra.

Para participar dessas reuniões vem gente de todos os lugares e de todos os tipos: homens, mulheres, crianças, jovens e velhos. Assim, as crianças já estão acostumadas a acompanhar suas mães, pais e avós. Elas se alegram dançando guaxiré e algumas até ajudam nas mais importantes rezas.

Mas nessas férias, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2014, aconteceu a Aty Guasu das Crianças e Adolescentes Guarani Kaiowá! Foi na aldeia Te’ýikue, na cidade de Caarapó (MS).

Em 2012, já havia acontecido uma Aty Guasu dos Jovens, na aldeia Pirajuvy, em Paranhos, mas agora as crianças guarani kaiowá também entraram nas discussões.

Essa Aty Guasu especial serviu para que as crianças pudessem mostrar aos adultos sua visão sobre o que é importante para viver bem e com alegria - além de valorizar os direitos da criança e do adolescente, como o acesso à educação e à saúde.