Línguas

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é língua e o que é dialeto.

A língua e o dialeto são sistemas formados por símbolos – sons, sílabas, palavras, frases etc. – que servem para expressar pensamentos, emoções e desejos. Tanto podem ser usados oralmente quanto por escrito.

 A língua é ampla. Pode, por exemplo, pertencer a um país ou até a alguns países. O dialeto é restrito, pertence a um local ou a um grupo determinado dentro de um país.

Uma mesma língua pode ter muitos dialetos. Os falantes de dialetos de uma mesma língua se entendem e se comunicam com facilidade.

Quantas são as línguas faladas no mundo?

São mais de 6 mil línguas!

De todo esse conjunto, mais de 150 línguas e dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil.

Você sabia que…

  • apenas 25 línguas indígenas são faladas por mais de 5 mil pessoas?
  • cerca de 110 línguas indígenas são faladas por menos de 400 pessoas?
  • a língua dos Akuntsu é falada apenas pelas 5 pessoas que formam esse grupo indígena?
    Akuntsu sentado
  • Os Guató têm uma população de cerca de 370 pessoas, mas há apenas 5 falantes de sua língua!
    Guato_030
Quantas línguas indígenas existiam no Brasil quando os portugueses chegaram?

Em 1550, esse número devia ser próximo de 1200 línguas. Se hoje temos aproximadamente 150, podemos, então, afirmar que mais ou menos mil línguas indígenas deixaram de existir no Brasil nos últimos 500 anos. É o que dizem muitos estudiosos do assunto.
Como uma língua deixa de existir?

Uma língua está em risco de extinção quando os falantes: param de usá-la; só a usam em um número pequeno de situações de comunicação; deixa de ser transmitida de uma geração para outra.

Na maioria das vezes, a quebra na transmissão da língua se dá quando os pais ainda falam com seus próprios pais na língua indígena, mas não o fazem mais com seus filhos, que abandonam o uso da língua nativa.

Fontes de informação
  • Aryon Dall´Igna Rodrigues

Línguas Brasileiras – para o conhecimento das línguas indígenas (1986)

  • UNESCO

Vitalidade da língua e línguas em perigo de extinção (2003)

Recadinhos

Linguarinha sex, 22/09/2017 - 21:15

CVR 7º AZUL Depois de ler

CVR 7º AZUL
Depois de ler todos esses textos maravilhosos, descobrir coisas que eu nunca imagiaria. Achei muito importante essas descobertas.
Entendi que cada povo indígena tem suas semelhanças, mas tem também suas diferenças, nos costumes, etc... Não acreditei quando li que existiam mais de 250 povos indígenas no Brasil e a quantidade de pessoas que falam mais de 150 linguas indígenas, fiquei surpresa, mesmo que na época da chegada dos colonizadores essa diversidade era muito maior. Vi que seus dialetos são também sons e símbolos, e há quantidade dos mesmos. É muito legal ver os índios evoluindo entre si e não desistindo da cidade pela discriminação que existe hoje no Brasil. Para os índios os brancos são aqueles de diferentes origens e culturas, europeus ou ate mesmo algum outro povo indígena. Existem hoje 704 terras indígenas, ou seja, em todos os estados, exceto o Piaui. Enfim, descobrir muita coisa, super importantíssima para nossos estudos e etc... Adorei demais esse trabalho. Foi um trabalho que nos incentivou, nos ensinou e nos mostrou como eram e como são a vida dos indígenas.

Winks sex, 22/09/2017 - 19:11

CVR-7 AZUL Com esse trabalho

CVR-7 AZUL Com esse trabalho aprendi que existem mais de 250 povos indígenas no Brasil e que são mais de 890 mil pessoas falando mais de 150 linguas indígenas.Aprendi que todos os índios são diferentes e que cada um tem os seus costumes ,tradições e diferenças e que todos se respeitam diferentemente de algumas pessoas da nossa sociedade que discriminam um ao outro pela religiao,modo de se vestir,cor de pele ou tipo de cabelo.os índios chamam de brancos as pessoas que não pertencem a mesma origem nem cultura da deles.É bem interessante eles estarem se evoluindo tecnologicamente começando a usar panelas e alguns até usando computadores.Hoje existem mais de 704 terras indígenas no pais.Eu achava que os índios se situavam somente na Amazônia mas estão expalhados por todo o Brasil,eles se acostumam muito rápido a qualquer ambiente as terras indígenas são chamadas de Amazônia legal e la só pessoas autorizadas podem entrar.Os índios são bem semelhantes mas também são diferentes entre si.Suas festas,brincadeiras,costumes,crenças,tradiçoes são diferentes entre si .Achei interessante a forma em que os índios falam e a diversidade de línguas e dialetos.

MAFE-KAIOKÁ sex, 22/09/2017 - 17:26

CVR 7°AZUL O texto é pequeno

CVR 7°AZUL

O texto é pequeno mas fala da quantidade de línguas e dialetos que são utilizados pelos índios para se comunicarem. Cada tribo tem sua linguagem de acordo com sua cultura.

brisaserena sex, 22/09/2017 - 00:01

achei bem interessante as

achei bem interessante as diversidades de linguas que eles tem ,muito legal(CVR)(7 azul)

brisaserena qui, 21/09/2017 - 23:58

achei bem interessante as

achei bem interessante as diversidades de linguas que eles tem, muito legal

Teysa qui, 21/09/2017 - 21:29

nunca iria imaginar que

nunca iria imaginar que existia 1200 línguas indígenas aq no Brasil,e infelizmente essa quantia deixou de existir nos últimos 500 anos
CVR-7b

Am3nic qui, 21/09/2017 - 19:23

#(CVR)7°Branco muito bom tudo

#(CVR)7°Branco
muito bom tudo bem explicado

Krohoo qui, 21/09/2017 - 17:39

E bem interessante os textos

E bem interessante os textos pois a gente sabe onde ele vieram o que são os brancos e descobri outras línguas

E BEM INTERESSANTE

vespid qui, 21/09/2017 - 15:24

CRV 7 azul achei as línguas

CRV 7 azul

achei as línguas interessantes

mamuticom qui, 21/09/2017 - 14:08

ELES FALAM MUITAS LINGUA E

ELES FALAM MUITAS LINGUA E DIALETOS ,NAO SABIA QUE ERA TANTO ASSIM . CRV 7 BRANCO

Comentar

Fique ligado! Os comentários são moderados pela nossa equipe. E lembre-se: as opiniões escritas são de sua responsabilidade. Comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais e preconceituosas serão excluídos!
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Para concluir você precisa resolver esta conta e provar que não é um robô tentando invadir o PIBMirim!
14 + 6 =
Resolva esta conta e informe o resultado. Ex.: Para 1+3, informe 4.